Estratégia em sustentabilidade corporativa

O QUE É?

Para entender o que é estratégia em sustentabilidade corporativa é necessário inicialmente saber o que é sustentabilidade.Sustentabilidade refere-se a um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, constituindo-se pois, na habilidade das sociedades para satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem as suas necessidades. Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas,Estratégia de sustentabilidade corporativa, por sua vez, materializa um conjunto integrado de ações destinadas a gerar e manter vantagens competitivas e criação de valor, sendo economicamente lucrativa, mas também ecologicamente correta e preocupada com a sociedade na qual está inserida, ou seja, trata-se de um modelo de estratégia empresarial que tem em seu DNA o conceito de sustentabilidade.

EM QUE SITUAÇÕES PODE SER IMPLANTADA?

• Na construção ou, em certa medida, na edificação já concluída
• Na atividade empresarial
• Nas ações cotidianas

POR QUE ADOTÁ-LA?

O Planeta e a Humanidade atualmente vivem sob o desafio de sobreviverem aos danos que o ser humano causou à natureza e a ele próprio.Nessa batalha, às empresas e aos governos cabe o papel de protagonistas das mudanças necessárias nos meios de produção e de consumo, os quais são, sem dúvida, os principais responsáveis pela degradação da vida em geral, pela extinção de espécies vegetais e animais e exaurimento de matérias-primas.A estratégia de sustentabilidade orienta a empresa para a inovação e para o aumento de eficiência, diferenciando-a das outras concorrentes no seu segmento; cria oportunidades de explorar nichos de mercados a partir do uso sustentável dos recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida; propicia redução de custos e traz retornos financeiros comprovados; e ainda valoriza os ativos intangíveis da empresa (marca, produto, nome empresarial, capacidade de se relacionar com fornecedores, empregados, clientes, consumidores, investidores), os quais respondem por mais de 75% do valor da corporação.A sustentabilidade incorporada na estratégia corporativa adota novas tendências do mercado, avalia os riscos externos de seu segmento capacitando-a para atender a duas perguntas: A empresa conhece as ameaças e as oportunidades atuais para o seu negócio? Ela está preparada para reagir e aproveita-las?O investimento da Empresa em sustentabilidade introduz na linha de resultados operacionais: a melhoria de sua imagem corporativa, a adequação à regulação propicia o investimento em inovação, o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais e engajamento dos recursos humanos às metas de crescimento operacional, ou seja:
• Reduzir os riscos e impactos na cadeia de valores da empresa, e propicia a obtenção de aumento de eficiência na linha de produção.
• Diagnosticar as oportunidades de inovação nos negócios capaz de detectar as novas tendências do mercado.
• Diagnosticar novas tecnologias e técnicas capazes de melhorar a produção e tornar a sua empresa competitiva no seu segmento. Gerenciar os resíduos gerados pela empresa reduzindo o volume de rejeitos da produção
• Promover o engajamento de funcionários através de programas que incentivem a busca de soluções para otimização da linha de produção e para a melhoria do ambiente de trabalho.